Manda Notícias

Oficinas de educomunicação para desconstruir estereótipos e criar novas narrativas.

Acreditamos que a cultura e a comunicação produzidas pela e para as periferias se complementam na construção da identidade do território.
Por meio da educação, fortalecemos essa crença e plantamos sementes para que nossa ancestralidade periférica seja preservada.


Nossa missão é conduzir jovens periféricos à descobertas sobre sua própria história e de seu entorno, ressignificando seu olhar sobre o mundo e estimulando a criação de novas narrativas. 


Público-alvo: estudantes com idade entre 15 e 25 anos, moradores da Zona Sul de São Paulo.

O Clube de Criadores EduCapão, é uma iniciativa idealizada e realizada desde 2018 pela jornalista e educomunicadora Gisele Alexandre, com crianças e adolescentes do território do Capão Redondo. 

Baseada na metodologia de educação popular, o programa de formação educomunicativa basea-se em três pilares:

  1. Territorialidade e Identidade: o objetivo é promover o conhecimento individual e coletivo, levando em conta a realidade e a história dos próprios educandos e do território, proporcionando identificação com sua ancestralidade e territorialidade.

  2. Cultura e Comunicação Periférica: o objetivo é ampliar o repertório dos educandos, estimulando a pesquisa para recuperar as memórias do movimento da cultura local, como os grupos de rap e os saraus dos anos 1990, traçando uma linha do tempo até os dias atuais, com os coletivos e fóruns de cultura e comunicação periférica.
  3. Produção e distribuição de conteúdo multimídia: o objetivo é apresentar e possibilitar a criação de narrativas contra hegemônicas, por meio de produções em texto, áudio e vídeo, estimulando a produção e a difusão de conteúdo sobre a cultura local.

Preencha o formulário de interesse para a turma 2024