Manda Notícias

Mulheres Dissidentes

Mulheres Dissidentes

Mulheres Dissidentes

por
58 58 people viewed this event.

O encontro reúne vozes potentes de mulheres que atuam a partir das margens para o centro da cena cultural. A conversa propõe refletir sobre o fazer artístico, a comunicação e a resistência de corpos dissidentes nos territórios periféricos.

Um diálogo sobre criação, afeto, enfrentamento e pertencimento, que contará com a participação de Renata Freire, roteirista e diretora do coletivo Mulheres em Série e Dandara Marya, fundadora e articuladora cultural do Aquenda Hub, Clodd Dias ( Manhãs de Setembro) e Darlene Maravilha (Coletiva Linhas Tortas)

Dandara Marya
Diretora de Cultura e Criação, Comunicóloga, Arteducadora e CEO da Aquenda Hub, um ecossistema de filantropia. Sua pesquisa desafia o consumismo e elitismo da indústria da moda, promovendo uma visão crítica sobre o modelo de consumo e criatividade na atuação. Com foco em impacto social e político, Dandara trabalha para ampliar o acesso à moda na periferia e inserir minorias sociais, questionando exclusão e eurocentrismo. Reconhecida por seu trabalho, recebeu o Prêmio Pretas Potências (2023) do Instituto Alok e Preta Hub, foi a estilista destaque no Programa Descobertas em (2022) pelo Ateliê Trans Moras e CCSP. Além disso, realizou o Festival Aquenda (2024), destacado pela Secretaria de Cultura de São Paulo no mês da Diversidade.

Renata Freire
É mãe solo, roteirista, produtora e diretora do Coletivo Mulheres em Série, que cria e distribui obras periféricas e inclusivas com protagonismo de mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) e corpos dissidentes. Com mais de 20 anos de atuação, desenvolve narrativas em audiovisual, literatura, games e experiências transmídia com foco em acessibilidade, direitos humanos e representatividade. Entre seus projetos, destacam-se as séries premiadas Chapa, Pode Pá! e Sabor Doce, além do universo transmídia Letras Transgressoras.

Clodd Dias
Clodd Dias é atriz, escritora e dubladora. Tem poesias publicadas em coletâneas e sites literários, participou da Balada Literária e lançou o livro Longa-Metragem (Editora Desconcertos). Assinou o posfácio de Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+. No teatro, atuou em peças como O Jardim das Cerejeiras, F.A.L.A. e Luz Negra. No audiovisual, esteve em séries como Manhãs de Setembro (Prime Video), As Five (Globoplay) e Tarã (Disney+). É dubladora em filmes da Netflix, Prime Video e no longa Transformers

Darlene Maravilha
É artista trans e moradora do Grajaú (SP). Atua entre música, direção de arte, tarô e astrologia, explorando a relação entre fé, identidade e território. Assina a direção de arte de curtas e documentários da Parasita Filmes “O Pipa”, “Punk da Periferia” e “Vânia e Valéria”. Lançou o EP Ô Glória, unindo ritmos brasileiros e vivências periféricas. Fundadora da marca Linhas Tortas e criadora do podcast Farofa Astral, leva às suas obras um olhar que cruza espiritualidade, gênero e resistência cultural.

Saiba mais: https://www.instagram.com/p/DO_cuI0jQ4g/?img_index=1

Serviço
Sesc Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo
Data e horário: 04/10 às 16h
Classificação Livre

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para carolamandanoticias@gmail.com

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Data e horário

04-10-2025 - 04:00 PM
 

Tipos de eventos

Compartilhe